domingo, 29 de novembro de 2015




No dia 18 deste mês participei de um Congresso de Práticas Inovadoras do Município, na escola onde tive minha primeira turma no estágio e depois, iniciei minhas atividades como professora do Município. Adorei rever a Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pedro, encontrei antigas colegas, e a sala de aula onde fiz o estágio ainda está lá, vinte anos depois ainda como sala de aula! Algumas mudanças significativas na estrutura física da escola aconteceram. Gostaria de partilhar pois este dia que para muitas colegas é cansativo e sem prazer, para mim foi produtivo e agradável.
Foi na verdade um momento em que a mantenedora, no caso Secretaria Municipal do Município reuniu seus professores para apresentação de boas práticas. Escolhi realizar as atividades nesta escola porque queria ver como estava a E.M.E.F. Irmão Pedro e também em função da oficina que assistiria, que era de Educação Infantil.
 Conheço o trabalho da Educação Infantil, através do contato que tenho com as colegas no PEAD, e também pelos trabalhos que foram realizados com meus filhos quando estes frequentavam a Escolinha Infantil.
Uma das dificuldades que enfrento no início do ano com os alunos é a ruptura na rotina do aluno quando ele sai da Escolinha Infantil e vai para o Ensino Fundamental. 
Assim que tivemos   a oportunidade de ver o cronograma, eu e minha colega de paralela, encontramos uma oficina sobre o autor Mário Quintana, como também estamos trabalhando o autor com nossos alunos do 1º ano, logo nos inscrevemos. Lá, após ver a apresentação do trabalho, nos apresentamos e convidamos as professoras e alunos da escolinha infantil para participarem da nossa atividade e o mesmo elas fizeram.  Foi uma iniciativa das professoras, apoiada pela mantenedora que irá fornecer o transporte para as turmas se encontrarem.
Penso que a tentativa de conhecer o trabalho realizado pela escolinha infantil através de um vértice pedagógico, na tentativa de amenizar ruptura tão abrupta no ingresso, a Escola de Ensino Fundamental é o passo inicial.                                                                                                     Muito embora, eu tenha ficado feliz na possibilidade de realizar uma atividade em comum com as duas esferas Escola de Educação Infantil e Escola de Ensino Fundamental, a escola com algumas mudanças estruturais realizadas de modo acomodar mais alunos, continua estruturada da mesma forma; sala, mesas, cadeiras, quadro. A mantenedora continua promovendo encontros para capacitação de professores anualmente, por determinação de leis e verbas que assim exigem. Continuamos com o dever de alfabetizar, uma turma em torno de 30 alunos, e a Escola de Educação Infantil, segue com duas profissionais em sala de aula para uma turma de em torno de 20 alunos em turno integral.
Vejo boa vontade e iniciativa nos colegas de exercício da docência, mas apenas boa vontade não resolve as dificuldades encontradas diariamente nas escolas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário