Pela primeira vez elaboro uma atividade de portfólio com meus alunos.
Confesso que sempre tive curiosidade em elaborar, até realizei algumas atividades que poderiam ser nomeadas como portfólio, nunca com esta pretensão expressa.
Durante a elaboração desta atividade, percebi possibilidade de criação de um material organizado, formalmente embasado, com a participação individual dos alunos.
Encontrei a possibilidade de aferir a participação do aluno na construção de sua cidadania. Demonstrando como aluno percebe sua cidade.
Infelizmente, realizei a atividade proposta durante a recuperação.
Não pude ainda colocar em prática com os alunos. As atividades sugeridas, muitas já realizei, porém soltas sem uma ordem cronológica definida. O que o portfólio oportuniza é a consciência cronológica e formal dos acontecimentos reunidas em um material, tendo o aluno como agente participativo do processo. Pesar de forma coerente com o propósito de um objetivo final palpável.
Estou muito feliz e entusiasmada para realizar esta atividade com meus alunos do projeto Mais Educação neste ano de 2017, independente das faixas etárias. Propor atividades que tem a presunção de mostrar o olhar das crianças para a cidade.
Creio que estarei em vantagem nesta atividade, em comparação com minhas colegas da escola, já que o objetivo de ser um instrumento de avaliação da aprendizagem não estrará como foco principal.
Para a confecção deste "projeto" pretendo demonstrar a interação do alunos com sua cidade, seu entendimento de políticas públicas, sua capacidade de se sentir parte. Acho um projeto ousado e amplo, onde os limites serão estabelecidos pelo interesse de cada aluno.
Entrei em contato com alguns locais que poderão auxiliar nesta atividade, comuniquei equipe diretiva da escola. Agora é esperar e ver como meus alunos vão receber esta proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário