quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Alfabetização Matemática




                       Após a leitura do artigo: “Alfabetização Matemática nas séries iniciais: O que é? Como fazer?” (Revista da Universidade Ibirapuera - Sã Paulo - Edvânia Mª da Silva Lourenço, Vivian Tammy Baichi, Alessandra Carvalho Teixeira), disponibilizada através da Disciplina - Representação do Mundo pela Matemática. Percebi que minha angústia frente a aprendizagem dos alunos, que por vezes me fez queimar etapas necessárias ao desenvolvimento da aprendizagem.

                 As etapas de desenvolvimento dos alunos e de suas aprendizagens, precisam ser respeitadas e exploradas para efetivar o conhecimento. O que nos parece tão simples como o sistema decimal , se transforma em um obstáculo quando não apresentamos as possibilidades de classificação, seriação e ordenação, através de possibilidades e materiais concretos variados.

                  Conforme o referido artigo: “Aprender a escrever números requer técnica, já para aprender a somar, subtrair , multiplicar e dividir envolve raciocínio lógico-matemático”, penso que a alfabetização matemática também exige uma certa maturidade do aluno, que deve perceber e explorar possibilidades.

                        Assim apresentar ao aluno situações de classificação, seriação, ordenação, substituição são imprescindíveis na construção do raciocínio lógico-matemático.

                  Alfabetização matemática vai além da escrita do número ou do nome do número. A questão de quantidade que o número representa, ainda é pouco, a alfabetização matemática se faz na elaboração de alternativas possíveis para construção da quantidade que o número representa. A exemplo : a capacidade de pensamento reversível, é fundamental para o entendimento do sistema decimal. (Ibidem,p.49.)


                     “A criança de 6 e 7 anos está ainda em processo de construir o sistema numérico, com operação de “+1”. O sistema numérico na base decimal exige a construção mental de “1” em dez unidades e a coordenação da estrutura hierárquica de dois níveis. É impossível construir o segundo nível, quando o primeiro ainda está sendo construído. A criança não pode criar a estrutura hierárquica da inclusão numérica antes da idade de 7 ou 8 anos, que é quando seu pensamento se torna reversível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário