quarta-feira, 22 de novembro de 2017





Assim são as aulas ...

Fiquei frustrada em não ter o entendimento esperado no texto de filosofia, preocupada com minha capacidade de aprendizagem. Chego a aula de psicologia e descubro que nem tudo está perdido. 
Como é bom ver o interesse de nossos professores em realizar sua tarefa docente, e é com alegria que participo das aulas presenciais. Alegria que não é diferente quando durante as leituras, consigo perceber a interdisciplinariedade dos textos, o quanto uma tarefa complementa a outra, o quanto entendimentos diferentes a respeito de um mesmo assunto são abordados de forma respeitosa  buscando a imparcialidade e reflexão.
Ontem foi noite de descobrir e discutir novos exemplos de estádios de acordo com a teoria de Piaget. 
Tirar dúvidas clarear entendimentos. 
Palavras que se confundiram e levavam à dúvida: Estádio e Estágio ficaram claras. Sabemos agora que não se trata de duas abordagens, mas apenas traduções realizadas em momentos diferentes e em diferentes locais.
Simples assim, estágio tem início e fim, estádio se trata de um estado, condição momento que independe de idade. As vezes a gente complica o que é simples por não entender.
Então, egocentrismo característica absoluta no estádio sensório motor, ocorrerá durante todos os outros estádios do desenvolvimento. Creio que posso dizer que os estádios somam se complementa no desenvolvimento cognitivo, dependendo sempre do anterior para ocorrer sem necessariamente deixar de existir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário