sábado, 2 de março de 2019

Releitura: Aulas de Alfabetização


Releitura: Aulas de Alfabetização
Linck:https://profsilgarcia.blogspot.com/2015/11/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_35.html

Durante estágio, tentei  buscar subsídios e possibilidades para tornar a alfabetização interessante para meus alunos. Relendo a postagem de 28/11/2015, quando concordava com a necessidade de realizar atividades que sejam significativas para o aluno, buscando auxiliar seu conhecimento de mundo, penso estar no caminho certo.
O que me faz refletir parte  justamente o termo  “significativas”.
 O que realmente se torna significativo para o aluno a ponto de tornar efetiva a aprendizagem. Acredito que esta busca dos professores alfabetizadores passa por um olhar observador, pelo interesse do professor no mundo do aluno e na habilidade de realizar a mediação entre a construção do processo de escrita, que vai além do grafar e ler palavras/ frases/textos.
Quando em 2015, levei meus alunos ao “mundo” de Mario Quintana, através de visita ao Hotel Magestic hoje, Casa de Cultura Mario Quintana, e suas obras tentaram promover a ampliação de mundo de meu aluno, mas isto não garante o interesse de eu aluno por este mundo.
O conjunto de habilidades, competências e possibilidades que podem tornar a aprendizagem significativas, é individual, podemos perceber pelo alcance da meta de  alfabetização nos anos iniciais. Alarcão se refere ao ser-reflexivo como um processo lógico e psicológico, combinando a racionalidade lógica investigativa com à intuição a à paixão do sujeito pensante, une cognição e afetividade num ato específico, próprio do ser humano (Alarcão,1996). Assim refletir e planejar atividades que se tornem significativas, passa pelo planejamento, conhecimento e comprometimento do professor com o outro e com sua função educativa.
Continuo acreditando que atividades significativas auxiliam na construção da alfabetização, mas agora no VIII Semestre, penso em como encontrar estas atividades.
Quais as condições o professor dispõe de investigação e pesquisa? Esta investigação não passa apenas pelo professor e aluno, mas também por todo material humano e fundamentação teórica no embasamento de suas descobertas. Dificilmente atividades se tornaram  significativas por si só.


Nenhum comentário:

Postar um comentário