quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Descobrir


Hoje assisti algumas apresentações no Salão de Ensino UFRGS , fui para assistir meu filho que está participando de um projeto de Learning Design. Na mesma sala outras apresentações que envolviam educação, tecnologia, ambientes virtuais, jogos e  educação a distância foram apresentados. 
Uma destas apresentações foi de uma aluna do PEAD - Porto Alegre, onde ela tentou demonstrar o uso do Blog.
Inicialmente fique ansiosa para conhecer a fala de uma aluna que frequenta o mesmo curso que eu utiliza as mesmas ferramentas. Estava ela se apresentando quando descobri que além de colega de curso era também colega de município.
Conheço o curso, posso falar com propriedade de quem frequenta, e não fiquei satisfeita com o que ouvi. Mesmo tendo dificuldade de manter o blog atualizado e cumprir minhas atividades nas datas, sou muito satisfeita com a mudança que o curso está promovendo em mim, na minha prática docente e na minha exigência enquanto profissional da educação.  
Perceber a mudança que o curso realiza nas práticas diárias não é algo fácil de relatar. 
O curso do PEAD, promove uma mudança pessoal,  que acaba por se refletir na  prática docente. Então mudar práticas em sala de aula acaba por ser uma consequência das mudanças pessoais. Entender isto passa por um exercício de autoavaliação, o que não é simples.
Assisti as apresentações não apenas como uma mãe orgulhosa, mas com uma postura crítica, de que queria ver seu curso bem representado.
Acabei por perceber critérios nas apresentações que me fizeram refletir a respeito das minhas apresentações. Aos poucos foi clareando a função interdisciplinar mas principalmente reflexiva do Seminário Integrador, me vi indignada e frustrada por não ver na apresentação de minha colega a figura desta disciplina que apresenta um mundo de possibilidades entre professor/conhecimento/aluno.
Percebo que a fala, a postura, o uso de vícios de linguagem, e entender que o outro deverá entender a mensagem que pretendemos passar são critérios que sabemos da necessidade, mas só o exercício e a reflexão irão dar resultados. No meu entendimento, é importante que fique claro que um dos objetivos do PEAD é  a reconstrução do professor que está exercendo suas atividades em sala de aula. Novos hábitos, novas leituras a busca da atualização constante, exercício da pesquisa e a utilização de ferramentas para aproximar distância e criar possibilidades de aprendizagem de forma colaborativa.
Não posso deixar de observar que os assuntos foram interessantes.
 Descobri que existe um projeto para traduzir textos técnicos e torná-los acessíveis a leigos, que existe no próprio word uma forma de perceber a complexidade do texto produzido. Descobri que existem aplicativos onde os professores podem desenvolver jogos sem preocupação da programação, que existe projeto interessante para  que os alunos de intercâmbios e professores possam se entender, e este aluno se sinta acolhido na modalidade a distância elaborado pelos professores e alunos de letras. Que o projeto de learning design onde meu filho está inserido tem a finalidade de construir uma ferramenta focada na elaboração das aulas pelos professores.
Foi uma manhã de descobertas.


2 comentários:

  1. Olá, Silvana. Ler uma reflexão tão madura e objetiva a respeito do curso faz recarregar as forças e seguir em frente para atingir os objetivos propostos. Ter clareza da caminhada, reconhecer o que já foi percorrido, apontar as dificuldades e conquistas e focar no futuro faz do profissional um ser pensante, ativo e aberto aos novos conhecimentos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Simone. A cada semestre um novo desafio e receber um Parabéns da tutora, renova energias. Um grande abraço.

    ResponderExcluir