quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Estudos Sociais - Espaço e Tempo




Livros de Jorge Amado , o aluno Tiago trouxe para escola
 para mostrar aos colegas, os livros que o avô gosta de ler !

     Durante as atividades relativas a Espaço e Tempo de Estudos Sociais , exercitei uma reflexão sobre ações que realizo com meus alunos, através de um vértice embasado formalmente.
     Como trabalho com o bloco de alfabetização acredito em atividades que tenham significado para o aluno.
     As séries iniciais, para muitos alunos é o primeiro contato com o mundo através do seu próprio olhar. Sem a inferência imediata da família. E onde a criança exercita o convívio social e coloca em prática sua percepção de mundo.
     Importante que o professor apresente possibilidades, instigue a imaginação  oriente seu aluno na tarefa de compreender conceitos de tempo, percepção de continuidade, diferenças culturais.
     Conforme Piaget “...o desenvolvimento do raciocínio se processa a partir de tentativas – e - erros ...” , assim desenvolvendo o raciocínio, sustentando argumentos considerando variáveis a criança vai estabelecendo relações com o conhecimento. A tarefa de orientar a criança a se colocar no lugar do outro, passa a ser também tarefa do professor.

     Proporcionar ao aluno, visitas a locais onde a criança possa ter contato com objetos do passado, fotografias, músicas, ou espaços culturais, proporciona uma visão ampliada de espaço e tempo. Possibilita o exercício da imaginação e curiosidade.
      Construir o conhecimento em relação a sua própria história deve ir além da família ou dos muros da escola. Neste contexto é importante a prática de professor observador de modo a auxiliar o aluno na construção de uma identidade questionadora que busca várias histórias a respeito de um mesmo fato.
     Somente em sociedades fechadas há uma “história verdadeira” do passado, de um país e isso é construído politicamente, aberto a manipulação e nega a identidade individual. (Cooper)



Apresentação sobre a profissão de carteiro
Visita a Casa de Cultura Mario Quintana
 
Visita a Feira do Livro

Visita da avó da aluna Maria, para contar como eram
as festas juninas , do tempo que era criança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário