Usando a tecnologia a favor dos alunos
Neste ano, perdemos o professor de Geografia, que foi assumir uma chefia em outra secretaria. Este professor além das aulas de geografia, também era responsável pelas aulas de Ensino Religioso no 8ª e 9º ano. Assim dividi com minha colega, ela ficou com Geografia e eu com Ensino Religioso. Até iniciar o Mais Educação, pois ficarei como professora comunitária.
Conversei com os alunos e fiz uma atividade para saber que assuntos eles gostariam de tratar em minhas aulas. Tínhamos um período por semana.
Pensando melhor após uma aula de Seminário Integrador III, tive a ideia de trabalhar com os alunos no laboratório de informática, mostrando como poderíamos usar o Google Drive em benefício dos alunos.
Ocorre que os professores, da minha escola, estavam conversando na sala de professores sobre a dificuldade da participação dos alunos nos trabalhos em grupo que iam como atividade de casa.
Então propus aos alunos a formação de grupos virtuais para que eles pudessem, realizar atividades através do Google Drive, como uma alternativa para concluir os trabalhos. As duas turmas concordaram e começamos as atividades.
Formamos grupos com quatro alunos, cada um, os grupos foram escolhidos por eles.
Distribui revistas e pedi que cada grupo escolhesse um reportagem ou propaganda. Depois de escolhida apresentaram suas escolhas ao grande grupo e o motivo que os levou a escolha. Eles precisavam convencer o grande grupo que seria interessante saber sobre o assunto escolhido. As reportagens ou propagandas deveriam ser analisadas quanto ao assunto, ao público que se destinava, as cores utilizadas, ao vocabulário usado, a imagem e demais aspectos.
Depois pedi um e-mail de cada grupo, assim as escolhas foram escaneadas e encaminhadas para cada gestor do seu grupo, que teria a responsabilidade de auxiliar os demais na criação dos seus e-mails e encaminhar o material escaneado. Não deu muito certo, nem todos criaram seus e-mails ou receberam dos seus gestores.
Então levei todos a sala e vídeo, usei a lousa digital, o sinal Wi-Fi da escola não estava funcionando, roteei do meu celular e mostrei a todos como funcionava a ferramenta Google drive. Demorou bastante para dar oportunidade a todos de cadastrarem o primeiro grupo piloto.
Mesmo assim nem todos os alunos ainda tinham conseguido acessar, alguns não sabiam fazer seu e-mail.
Na próxima aula levei todos ao laboratório de informática e uns ajudando os outros criamos e-mail do Gmail para todos.
Infelizmente tive que parar com a atividade, pois a professora do terceiro ano pediu para trocar de turma comigo, pois não estava se adaptando aos alunos menores do terceiro ano.
De qualquer modo acredito que os alunos estavam gostando da atividade, e utilizaram os computadores da escola para atividades diferentes das que estão acostumados. O uso da se restringe a jogos.
Esta atividade me mostrou o quanto ainda preciso me apropriar da tecnologia da informação para direcionar melhor as aulas. Afinal com um pouco de boa vontade, planejamento e paciência podemos tornar as aulas mais condizentes com a realidade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário