Refletindo sobre o material disponibilizado pelo professor Rodrigo, Seriação e Classificação percebi que diariamente trabalhamos com classificação e seriação e não exploramos o ambiente e materiais com técnica que podem contribuir em diferentes aulas.
Muitas vezes procuramos materiais específicos, ou construímos algum tipo de material de contagem, deixando de fazer relações com o ambiente escolar.
Refeitório, pátio, salas de aula são ricos em materiais para contagem, para explorar, observar e ampliar um olhar investigador em nossos alunos e em nós professores.
Na correria do calendário escolar acabamos de nos privar da possibilidade de instigar e proporcionar aulas mais interessantes.
A dinâmica de um olhar calmo, apurado, pesquisador traz surpresas e ajustes ao planejamento do professor. Sabemos que orientação tem a ver com comprometimento, responsabilidade conhecimento e tempo, na maioria das vezes apertado pelo cronograma da escola.
Hoje, trabalhando com turmas do Projeto Mais Educação, tenho possibilidades, antes restritas pelo cronograma e calendário escolar. Tenho procurado exercitar o olhar e realizar atividades que possibilitem esta dinâmica.
Matemática é vida e está em tudo, então, explorar as situações e transformá-las em histórias matemáticas é um detalhe que faz diferença na educação.